quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Conhecer os Anjos - Leitura Agradável

ANJOS

A denominação de Anjos Mensageiros acabou se impondo pelo uso e permanecendo, pois o significado de Anjo é mensageiro ou enviado. A palavra vem do latim, angelus, do grego ángelos, traduzindo o termo hebraico mal'ak. Quando nos referimos a um Anjo, não estamos tratando de um mensageiro comum e isso fica bem evidente na tradução latina da Bíblica, chamada de Vulgata. Quando se refere a um mensageiro comum, é usado o termo nuntios. Quando se refere a um mensageiro celeste, o termo empregado é angelus.
Fica claro, portanto, a natureza celestial e o papel que desempenham, intermediando o Criador e os homens. Interessante observar também que em diversas outras culturas e sistemas religiosos, há menções a esses seres espirituais que nós chamamos de Anjos. Seu trabalho é incansável.
A cada momento, marcam sua presença na Terra, prestando ajuda, socorrendo, levando e trazendo mensagens divinas, num vaivém que nossos olhos e ouvidos não captam, a menos que estejamos em perfeita sintonia com eles. É essa sintonia, outrora familiar e até comum, que se pretende resgatar.
As referências aos Anjos, na Bíblia, surgem cento e oito vezes no Velho Testamento e cento e setenta e cinco, no Novo, sendo que dessas, um total de setenta e duas aparecem no Apocalipse.
O fato mais importante a ressaltar, no entanto, é que no Novo Testamento, além de citações pelo próprio Jesus Cristo, os anjos aparecem servindo-o, como após sua tentação pelo diabo, na passagem do deserto, conforme Mateus 4:11.
Além dessa passagem, outra intervenção direta é na ressurreição de Jesus, com a da pedra que fechava o sepulcro, quando um anjo desceu do céu, removendo-a, conforme revelado em Mateus 28:2. Os outros evangelistas citam igualmente a participação dos Anjos, durante o ministério de Cristo, como Lucas 1:11, Marcos 1:13 e João 1:51, além de surgirem também nas Cartas dos Apóstolos e nas revelações do Apocalipse, onde são mencionados já no início do texto.
Durante os séculos, estudiosos se debruçaram sobre as Sagradas Escrituras, buscando estabelecer a correta relação dos Anjos com Deus e seu papel em relação à Humanidade, como Eusébio de Cesaréia, Atanásio, Basílio Magno, Ambrósio de Milão, Jerônimo, João Crisóstomo, Cirilo de Jerusalém, Cirilo de Alexandria, Agostinho e Dionísio. Este, inclusive, que realizou seus estudos por volta do início do século VI, foi quem estabeleceu a divisão dos Anjos em três classes, ou ordens, subdivididas, por sua vez, em outros três níveis.
Essa divisão é aceita até hoje e se caracteriza por determinar a posição de cada Anjo em relação a Deus e aos homens.
A primeira Ordem, por exemplo, estaria mais próxima de Deus e mais distante dos homens. A segunda, seria uma intermediária dessa três ordens, já que a terceira estaria mais próxima dos homens e mais afastada de Deus, mas não menos qualificados para intermediar as relações entre esses dois planos, o de Deus e o do homem.
Segundo Dionísio, esta é a hierarquia dos Anjos até hoje aceita:
Serafins,
Querubins
Tronos
Dominações
Virtudes
Potências
Principalidades
Arcanjos
Anjos da Guarda

SERAFINS - PRÍNCIPE METATRON
Tidos como os mais velhos e responsáveis dentre todas as demais qualidades angelicais, os Serafins são considerados como os mais próximos de Deus.
Suas terefas mais gerais em relação aos humanos são: fortalecer, incentivar e apoiar a sinceridade com doçura, a franqueza sem agressividade, a pacificação do temperamento e sentimentos, estimulando a abolição de preconceitos e idéias fixas e sem sentido.
Os Serafins trabalham nos influxos do Raio Azul do Mestre El Morya. O principal elo de ligação com os Serafins é mental, logo para uma ancoragem bem sucedida é recomendado: estudo, leitura, aplicação nos deveres escolares, a busca da cultura e principalmente o recolhimento e a prece em lugares claros e limpos.
Os Serafins gostam muito de casas com paredes, cortinas, toalhas, tudo branco.

QUERUBINS - PRÍNCIPE RAZIEL
Os Querubins são retratados pelos pintores como bebês risonhos, de corpinhos nus enfeitados com delicadas asas translúcidas nas costas.
Nas telas dos grandes artistas e mesmo nas esculturas sacras eles geralmente estão representados aos pés de Deus e das divindades. Eles também surgem aos pés do trono de Maria, mãe de Jesus.
Os simpáticos Querubins servem ao Raio Rubi, o sexto raio, a Mestra Ascencionada Nada. Eles são imbatíveis em sua carga de compreensão, devoção e respeito à vida. Lutam pela verdadeira iluminação dos seres junto com as radiações do sexto raio aumentando a reserva de forças dos indivíduos.
Os Querubins acorrem rapidamente onde quer que exista uma alma necessitada, especialmente aquelas contidas em reformatórios, prisões, asilos ou orfanatos. Os hospitais também não são esquecidos por eles. São seres de amoroso trabalho de luz e cura.
Estes anjos formam imensas legiões angelicais para intervir em prol da paz no mundo, em favor da cura total do corpo e da alma e para que toda criação divina, seja anjo, deva ou humano, atinja um dia a perfeição.

TRONOS - PRÍNCIPE TSAPHKIEL
Seres angelicais devotados às artes e à beleza. São retratados como belos jovens, segurando algum instrumento musical como harpa, violino, cítara por exemplo.
Elegantes, esbeltos e de rara beleza, estes anjos apreciam os lugares bonitos, bem cuidados e requintados onde predomine o bom gosto, as peças de arte e até mesmo uma estrutura luxuosa. Salas de exibição de obras de arte como os museus, os palcos freqüentados pelas grandes sinfônicas, os cantores líricos e de música requintada são alvos de atenção dos Tronos.
Eles servem ao terceiro Raio, o Rosa, da Mestra Ascencionada Rowena. Os Tronos além de incentivarem o trabalho de indivíduos com talentos, se empenham em unir os povos apesar da diversidade de raças, credos, ideologias e formação cultural. Estes anjos procuram fazer do mundo uma grande e sólida Fraternidade Universal, onde o amor seja a base fundamental e comum.
Amantes de delicadeza, da diplomacia, das belas pinturas, dos espaços vaporosos e perfumados, os Tronos são incansáveis inspiradores das expressões humanas superiores, dos valores sinceros das boas negociações e de todos os sentimentos e pensamentos que possam ser comparados a uma sinfonia.

DOMINAÇÕES - PRÍNCIPE TSADKIEL
Os anjos da qualidade angelical Dominações também trabalham junto ao sexto Raio, da cor rubi.
Eles patrocinam os que trabalham com a mente humana, em especial os psicólogos, os consultores jurídicos e os membros dos governos do mundo para que possuam lucidez, discernimento para bem comandar o povo e seu merecido progresso, tanto físico como espiritual.
A queima de incensos cria uma atmosfera mística, o que facilita a ancoragem dos anjos Dominação. Por estarem ligados à Mestra Ascencionada Nada, eles atuam nos conflitos e emergências.

VIRTUDES - PRÍNCIPE RAPHAEL
Os anjos da qualidade Virtudes gostam de ancorar em lugares perfumados, com metais e objetos sacros, também os adornos usados pelas pessoas como pulseiras, pingentes, colares e brincos atraem estes anjos, que se valem destes ornamentos para descarregar as energias negativas, protegendo desta maneira as pessoas.
Virtudes orientam as pessoas acerca de sua missão na Terra, ajudando-as no cumprimento do karma. Eles trabalham nas vibrações do Raio Verde, o quinto raio, sob a direção do Mestre Ascencionado Hilarion.
Estes anjos se esforçam para que compreendamos que toda energia é força inteligente capaz de criar causas com seus conseqüentes e inevitáveis efeitos - isto é karma. Estes efeitos, por sua vez, se transformam em novas causas geradoras e novos efeitos, desta maneira, criam-se novos círculos dentro de círculos que, com sabedoria, devemos compreender que partem dentro de nós, especialmente de nossos pensamentos e sentimentos.
Se compreendemos o circular da energia nestes círculos nos tornamos mais sábios e consequentemente podemos adotar uma postura diferente perante a vida e a nós mesmos. Ao contrário, perdemos gradativamente a consciência de energia divina e o real objetivo da vida.
Os anjos da qualidade Virtudes nos ajudam neste trabalho, impregnando a atmosfera com suas bênçãos, fortalecendo- nos e auxiliando o florescimento, em nosso interior, da verdadeira natureza divina. Eles enviam aos homens raios de luz e estimulam os sentimentos de fé, sabedoria, amor e tudo mais que seja necessário para que compreendamos a real missão de vida.
Virtudes protegem juntamente com os demais operantes no Raio Verde, os médicos, enfermeiros, sacerdotes, missionários e irmandades religiosas.

POTÊNCIAS - PRÍNCIPE CAMAEL
Os anjos da qualidade Potências são guardiões dos animais, protegendo a procriação e a sobrevivência das diferentes espécies animais para que elas não sofram extinção total. Também trabalham com o raio rubi, da Mestra Ascencionada Nada.
O Príncipe Camael diz: "De todos os anjos que permanecem na Terra, os do Arcanjo Miguel e os meus são os mais numerosos. A Nós, servidores divinos, foi concedido o grande privilégio de amparar no Universo os filhos de Deus que teceram, com seus próprios pensamentos e sentimentos, dolorosas experiências e, agora desesperados, suplicam ajuda ao Altíssimo Poder. A
s nossas legiões sempre respondem ao chamado e às preces das criaturas, sem distinção, do ser mais humilde ao mais poderoso". Os anjos da qualidade Potências necessitam de plantas e animais para a ancoragem mais freqüente, feliz e facilitada.

PRINCIPADOS - PRÍNCIPE HANIEL
Os Principados atuam no quarto raio, da chama Branca, do Mestres Ascencionado Seraphis Bay. Estes anjos favorecem os indivíduos com inclinações artísticas especialmente música, canto, dança, pintura, escultura e todas as dotadas de poderes espirituais.
Estes anjos ajudam na limpeza das energias portadoras dos desgostos, sofrimentos e dores - energias que são geradas nas impurezas dos nossos corpos inferiores. Ajudam também na dissolução e remoção das impurezas e imperfeições da atmosfera da Terra, livrando caminho para que nos tornemos criaturas livres, perfeitas e divinas.
Gostam de casas limpas, com muitas plantas, cristais em especial ametista, já que trabalham com afinco pela evolução das formas-espírito que se encontram nos reinos vegetal, mineral e animal.
Os Principados acorrem rápido para atender as preces daquele que aspiram como veículo da ascensão, a pureza que, além disso, nos livra dos sofrimentos, limitações e adversidades e nos proporciona saúde, progresso, felicidade, bem estar, paz e amor.

ARCANJOS - PRÍNCIPE MIKAEL
Os poderosos Arcanjos servem ao segundo raio, da cor dourada, do Mestre Ascencionado Lanto.
Obedecendo ao raio da Sabedoria, os Arcanjos possuem forte envolvimento com a Verdade de Deus, incentivando as forças da inteligência nos seres humanos, tanto que protegem especialmente os professores, doutrinadores e todos aqueles que de alguma maneira se propõem passar conhecimento, ensinamentos e sabedoria a outros.
Estes anjos lutam pela verdadeira iluminação dos seres. Patrocinam também aqueles que se dedicam às pessoas científicas, auxiliando- os a meditarem na sabedoria conquistada através de seus estudos, pesquisas e descobertas, em particular as que visem ao bem comum da humanidade.
Intelectuais, estadistas, artistas, cientistas, educadores, juízes e filantropos são banhados pela luz dos Arcanjos, os mais populares dos Mensageiros de Deus. Digamos que os anjos se dividam em exércitos, e que estes exércitos possuam seus comandantes.
Estes comandantes são, pois, os Arcanjos. Eles estarão sempre presentes onde houver mais de uma pessoa reunida, com o propósito de realizar mudanças, novas idéias e transformações. Eles são poderosas energias, pelas quais todos nós estamos rezando, seres de profundo conhecimento a respeito das transfomações planetárias, nos trazendo informações sobre cura, ciência, sociedades, paz.
Os arcanjos comandam as muitas moradas do Pai. Receberam de São Tomás de Aquino o nome de Coros, quando os classificou em hierarquias. São regentes planetários, cada um na sua função específica, sempre trabalhando em perfeita harmonia e igualdade.
Dotados de poder de decisão, compreendem as fatalidades como consequências, provocadas pelo próprio homem. Recebem os relatórios angelicais sob o progresso dos seres humanos, para comunicá-los aos tecedores da malha karmica, cujo propósito é saber se o homem já se encontra apto a cumprir os desígnos divinos.
O maior objetivo dos Arcanjos é concretizar a vontade de Deus Pai, promovendo a paz entre os homens.

ANJOS - PRÍNCIPE GABRIEL
Os mais numerosos ( na verdade montam bilhões ) dentre todos os integrantes das legiões angélicas, os anjos desta qualidade, os amorosos e queridos anjos, atendem ao sétimo raio, da cor Violeta, do Mestre Ascencionado Saint Germain.
Purificadores, protetores, consoladores, apaziguadores, amantes das nobres virtudes, dos valores morais elevados, estes seres de beleza e luz cristalina volitam pela atmosfera da Terra, em torno de todos os seres do planeta abrindo as suas asas resplandecentes de brilho sobre toda a humanidade e integrantes da composição planetária, a todo tempo e incondicionalmente.
Os Anjos se incubem de levar as preces daqueles que suplicam por alguma ajuda, entregando- os no regaço de Deus e em seguida retornam com as respostas do Pai.
Generosos, desprendidos, tolerantes, compreensivos, eles não se importam de emprestar a própria energia para reforçar os apelos dos suplicantes, esvaziando seu próprio reservatório de forças na aura daquele que ora. Promovem o desenvolvimento da alma do planeta e seus ocupantes.
Por trabalharem com a chama violeta, eles derramam esta luz sobre os corpos dos homens para que exista a transformação das imperfeições e dos sofrimentos: transmutam o carma.
Ao longo desses séculos todos, estudos seríssimos foram realizados, buscando compreender a natureza dos Anjos e seu papel na hierarquia celeste, mas, por fim, esgotados em si mesmos, os pesquisadores, sem chegar a conclusões definitivas, passaram a se dedicar a assuntos menores, como tentar descobrir o sexo dos Anjos ou calcular quantos deles poderiam caber na ponta de uma agulha.
Isso fez com que o assunto perdesse a seriedade merecida e os Anjos ficassem relegados a um segundo plano nas preocupações dos homens, até ressurgirem, nos últimos tempos, como grandes mediadores das relações entre Deus no céu e seus filhos, que vieram nesse século na onda das descobertas maravilhosas que encheram os seus olhos , desviando sua atenção de assuntos mais elevados, como o seu relacionamento com o Criador.
Passado esse período na Terra, acabou-se por trazer de volta, além do fascínio e da amizade com os Anjos, as antigas e poderosas Simpatias dos Anjos. Acreditamos que a cada dia que passa, mais forte se manifesta nos homens a presença e a ação dos Anjos.
Neste século, essa presença passou despercebida o tempo todo, principalmente porque, em função das descobertas tecnológicas e das duas grandes guerras, o homem esteve muito deslumbrado ou assustado para reatar essa antiga amizade.
Na Bíblia vemos como esses Mensageiros de Deus eram mandados à terra, marcando sua presença com feitos magníficos, dentre os quais se ressalta o da Anunciação, missão sublime atribuída a um Anjo para informar a Maria a vinda do Salvador do Mundo, através dela.
Em outras passagens, os Anjos são mandados para proteger aqueles escolhidos do Senhor, alertando-os para que se salvassem, como no caso de Sodoma e Gomorra (Gn 19:1), quando são mandados para ajudar Lot e sua família. No Êxodo, vemos o Anjo acompanhando os judeus, em sua fuga do Egito, a mando do Senhor, base inclusive de todas as descobertas a respeito desses seres resplandecentes.
Uma das mais fortes teorias a respeito dos Anjos defende que eles foram criados numa determinada quantidade e que esse número não aumentou mais. Isso significa que, ao longo de todos esses séculos, os Anjos vêm convivendo com a Humanidade e, por isso, conhecem os homens melhor do que eles próprios. Refletindo sobre essas informações, fica fácil deduzir que o papel dos Anjos é junto à Humanidade, auxiliando-a em seus momentos de perigo ou de tribulação.
Podemos acrescentar ainda que, em virtude de serem tão ou mais antigos que o próprio homem, possuem o conhecimento e a sabedoria necessários para guiar, amparar e ajudar da melhor maneira, pois têm feito isso século após século, por determinação do Criador. Veja você, portanto, o que Deus, em sua Bondade e em sua Sabedoria, coloca a nossa disposição: seres perfeitos, da mais alta recomendação, para nos atender e nos dar o socorro imediato, tanto naqueles assuntos corriqueiros como nos mais importantes.
Hoje em dia percebemos que o materialismo vai pouco a pouco perdendo terreno, na necessidade manifesta das pessoas de encontrar uma justificativa maior para suas vidas, do que serem apenas escravos do consumo e da comodidade.
Para realizar essa volta ao Criador, a Humanidade se encontra constrangida e sem saber como fazer o caminho do Filho Pródigo.
É nesse aspecto que o papel dos Anjos assume uma importância capital, pois será através deles que essa volta a Deus se processará. O caminho é simples e sem dificuldades. Para chegar ao seu Anjo, você não precisa de malabarismo nenhum.
Se ainda não sabe qual deles se colocou à disposição para acompanhá-lo à Terra e levá-lo de volta ao Criador, intermediando suas relações com Ele, a seguir você saberá como. O importante é não deixar esse conhecimento se perder e ignorar a chance que mais uma vez, talvez a última, está sendo posta em suas mãos.

O GÊNIO ou ANJO CONTRÁRIO
Por quê será que existe o mal?  É difícil achar uma razão para que um anjo se rebele contra Deus.
Os gênios ou anjos contrários,  acreditam que podem imitar Deus, autocontemplando-se, admirando seu amor interior e sentindo prazer em serem adorados. Deus, mesmo sabendo que eles tenham saído do caminho reto, continua dando-lhes a existência, aí nasce o mal.
Vale lembrar que não são os Anjos de Deus que possuem um lado bom e um lado ruim, como várias pessoas pensam! Os Anjos Contrários são outros seres com os quais os Anjos do bem lutam constatemente.
Apesar dos Anjos divinos serem mais poderosos por serem seres de luz, os Anjos demoníacos ganham poder a cada coisa má que fazemos, pois nós é quem decidimos quem vai ficar perto de nós: Os Anjos ou os Gênios Contrários.
Quando não nos deixamos dominar pelo gênio, fazendo coisas boas e gentis, nós ficamos com a presença dos Anjos. Cada ato bom, é como se chamássemos o nosso Anjinho com muita força e amor! Eles nos protegem e nos iluminam para que tomemos cada vez decisões melhores e para que façamos atos e tomemos atitudes melhores.
Quando fazemos coisas más, ações rudes, é como se invocássemos o gênio contrário com bastante fervor, então nosso anjinho guardião fica triste e vai embora, então, o anjo contrário atua.
E quando ele atua? Quando você não pensa, age por instinto.Todos estamos sujeitos a erros, no entanto, persistir neles pode significar a atuação de um gênio contrário. Também quando parecemos na dúvida ou sentimos um vazio no coração é sinal de que eles estão atuando.
Os Gênios Contrários representam a ausência de raciocínio, a preguiça. A intenção do gênio é destruir seu lado forte, deixando-o fraco e tornando mais fácil a sua ação em seu corpo. Um exemplo de sua ação é quando você vai falar alguma coisa para alguém e acaba falando outra coisa totalmente diferente. Quando você julga alguém sem saber a verdade ou briga pôr qualquer razão.
Atos ruins, más atitudes, vão se concentrando no seu terceiro chakra, a Kundalini, que é uma energia espiritual localizada na base da coluna vertebral. Quando este chakra fica saturado, esta energia retorna invertida, havendo muitas vezes a possibilidade da pessoa sentir-se atraída pelo negativo.
O Anjo contrário que atua dentro de nós, é mil vezes mais perigoso do que qualquer ser vivo. Um ser vivo pode tentar nos matar, no entanto, nosso Gênio Contrário irá tentar de todas as maneiras corromper a nossa alma.
O gênio contrário não gosta de ambientes perfumados, por isso que devemos sempre usar os incensos.
O gênio contrário representa a ilusão, o egoísmo, o sexo depravado, os vícios, as dependências.
Mas aí, perguntamos: se temos nosso Anjo sempre perto de nós, como os Anjos contrários se aproximam? Simples: é no momento em que abrimos nossa guarda e damos vazão a pensamentos negativos. Quando caímos em depressão, sentimos inveja. Isso faz com que o nosso Anjo fique "triste" e se afaste.
Ele não pode ficar perto desta energia ruim que neste momento estamos emanando. É o momento propício para a aproximação do Anjo contrário. E ele irá fazer de tudo para que você se mantenha neste estado, para que ele seja seu dominador.
Por isso, é muito importante que você perceba a sua presença. Assim você conseguirá afastá-lo, mantendo sua energia sempre ativa, buscando seu Anjo, cuidando para que ele nunca se afaste de você. Sua alma ficará brilhante como estrelas aos olhos de Deus!

COLABOROU: CLEBER ALEXANDRE LONDRINA (pr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário